Este blog visa informar toda a comunidade escolar da área geográfica da associação.
Agradecemos opiniões, reclamações e sugestões

quarta-feira, 17 de abril de 2013

AEC´s - 3.º período (2012/2013) - NINJUTSU

Esta terceiro período lectivo, as crianças do 1.º ciclo do ensino básico do Centro Escolar de Rio de Moinhos estão a ter uma nova disciplina nas AEC´s: NINJUTSU.
Pedro Félix é o formador de Ninjutsu.
Para os Encarregados de Educação que querem aprofundar um pouco mais sobre esta disciplina, fica aqui um pequeno resumo:
Conta uma das várias histórias que o Ninjutsu apareceu devido consequências da guerra.
Muitos exércitos de Samurais que estavam em guerra por onde passavam dizimavam aldeias inteiras, independentemente de ter crianças, idosos ou mulheres.
Nas províncias de Iga e Koga, monges chineses e japoneses, alguns samurais desertores, e camponeses refugiados fartos de ver as atrocidades exercidas no povo pelos guerreiros (bushi) Samurais durante a guerra, juntaram os seus conhecimentos os fundiram e desenvolveram numa arte, dai muitas das armas serem adaptadas de utensílios de agricultura, jardinagem, etc…
Foi desenvolvido de tal maneira que teve de ser dividido em várias disciplinas para o seu estudo ser mais fácil.
Tai Jutsu, combate sem armas.
Jutai Jutsu, projecções….
Koppojutsu, técnicas de quebrar ossos…
Ka jutsu, explosivos…
Aruki Waza, deslocamentos em silêncio.
Uke Waza, defesas sem arma.
Shime Waza, estrangulamentos…
Entre muitas outras.
Os Ninjas sempre foram vistos como bandidos, homens de negro que só sabem matar, uns assassinos sem moral ou qualquer tipo de honra.
Tudo isto aparece porque os historiadores da época (1140 D.C. aproximadamente) assim os descreviam, mas esses mesmos historiadores eram Samurais.
Os Samurais tinham uma conduta, um código que seguiam a risca o, BUSHIDO, a ruptura desse código significava: SEPPUKU ou HARAKIRI… ritual do suicídio. Quem não seguisse esse código não estaria bem visto na sociedade.
Ao contrário do Ninja que era livre. A conduta de um Ninja o seu código era muito simples, defender a sua família e as suas terras, o seu clã.
Como alguém disse, “O Ninjutsu é uma Arte Marcial originada devido as circunstâncias e necessidades de sobrevivência de famílias que lutavam por um lugar na sociedade e liberdade. Também conhecida como a Arte da invisibilidade".
Hoje em dia o Ninjutsu ainda é visto como uma arte marcial de segundo plano.
Quem treina o verdadeiro Ninjutsu, dá valor as coisas mais simples da vida que podem ser as mais importantes, como respeitar, dar a mão a quem precisa de se levantar, não responder a qualquer tipo de insulto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.